Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/AL denuncia ex-prefeito de Campestre por desvio de verba da educação

    Gervásio de Oliveira Lins é acusado de subtrair recursos destinados a financiamento do ensino básico no município

    O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) ofereceu denúncia à Justiça Federal contra o ex-prefeito do município de Campestre, Gervásio de Oliveira Lins, sob a acusação de desvio de verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

    Segundo a denúncia, de autoria do procurador da República Leandro Mitidieri, as irregularidades ocorreram em 2004 e só foram possíveis por meio da prática de saque do recurso na boca do caixa. O ex-prefeito utilizou-se ainda de notas fiscais falsas, notas inidônias, contratos forjados e dispensa de licitação para realizar despesas com verbas do Fundef.

    Base legal - As acusações de desvio de recursos estão embasadas no Decreto-lei 201/67, que considera crime de responsabilidade a apropriação de bens e rendas públicas ou desvios em proveito próprio ou alheio. Em relação à dispensa de licitação, a denúncia se apoia na Lei 8.666/93, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes.

    Durante as investigações do Inquérito Civil nº 1.11.000.000506/2008-45, o MPF constatou o desvio de R$ 192.773,00 - valor que teria sido destinado à compra de materiais de limpeza para as escolas do município de Campestre, manutenção de veículos, entre outros serviços. Também foram encontradas irregularidades em contratos firmados sem licitação.

    O órgão ministerial pede a fixação desse valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração.

    Assessoria de Comunicação

    Ministério Público Federal em Alagoas

    www.pral.mpf.mp.br

    pral-ascom@mpf.mp.br

    2121-1485/9117-4361

    @mpf_al

    • Publicações611
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações105
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-al-denuncia-ex-prefeito-de-campestre-por-desvio-de-verba-da-educacao/159117681

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)