Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ex-prefeito de União dos Palmares condenado à prisão por corrupção

    há 12 anos

    Afrânio Vergetti faltou à audiência que definiria cumprimento de pena alternativa.

    Condenado a prestar serviços à comunidade, o ex-prefeito de União dos Palmares Afrânio Vergetti teve sua pena convertida em reclusão por três anos porque faltou à audiência que definiria a prestação alternativa. A sentença foi proferida na manhã desta terça-feira (22), pelo juiz Rubens Canuto, da 7ª Vara Federal em União dos Palmares.

    O ex-prefeito fora processado pelo Ministério Público Federal (MPF) pelo desvio de verbas públicas e ausência de prestação de contas de 142 mil reais referentes ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDE), durante sua gestão em 2001. Crimes de Responsabilidade, previstos no Decreto Lei 201/67.

    Vergetti havia sido condenado a penas de 3 anos e três meses de prisão, respectivamente, dezembro de 2011. As sentenças haviam sido substituídas por prestação pecuniária e prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas, que seriam fixadas na audiência de hoje. No entanto, nem o ex-prefeito nem seu advogado compareceram.

    A pedido do MPF, como prevê o artigo 44, parágrafo 4º do Código Penal, as penas foram convertidas novamente em penas restritivas de liberdade. O MPF considerou que a ausência do réu sinaliza resistência em cumprir as penas substitutivas fixadas em condenação definitiva. Com isso, Afrânio Vergetti passará a cumprir a pena de reclusão de três anos, em regime inicialmente aberto.

    Em relação à pena de três meses, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região reconheceu a prescrição retroativa da pena aplicada pela não prestação de contas, mas manteve a pena aplicada em razão o desvio de verbas pública federais destinadas ao município.

    Com a decisão, o ex-prefeito fica inabilitado, por cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo e nomeação, a partir do trânsito em julgado (decisão definitiva, de dezembro de 2011.

    Histórico Vergetti foi eleito prefeito de União em 1996 e depois reeleito em 2000. Porém, o mandato foi cassado pela Justiça Eleitoral em 2002, sob a alegação de corrupção eleitoral, por meio de abuso de poder econômico e político.

    Assessoria de comunicação

    Ministério Público Federal em Alagoas

    82- 2121-1478/ 8827-8847

    www.pral.mpf.gov.br

    ascom@pral.mpf.gov.br

    • Publicações611
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações199
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ex-prefeito-de-uniao-dos-palmares-condenado-a-prisao-por-corrupcao/3126842

    Informações relacionadas

    Âmbito Jurídico
    Notíciashá 8 anos

    Réu condenado por porte ilegal de arma deverá cumprir serviços comunitáriosO Conselho de Sentença da Comarca de União dos Palmares condenou, nesta quinta-feira (7), o réu Raphael José Albuquerque Pedr

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)